sexta-feira, 3 de abril de 2015

Ciclo 2 - #dia1

Hoje escrevo antes do fim da aplicação da medicação imunoterápica da Chicalica. Chegamos cedo, pois às 8h ela tinha que retirar sangue para que os exames ficassem prontos para a consulta com o Dr. William às 9h30. Aguardamos até às 15h quando começou a aplicação, providencialmente coincidindo com o horário da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. Como a própria Chica falou, é ela recebendo o sangue de Jesus Crucificado, purificando o dela.

Preparando-se para a medicação e orações às 15h!

Pela manhã, enquanto esperávamos chamarem a Chica para o exame de sangue, estive observando outros pacientes na recepção. Cada um com sua história de luta contra o câncer, em busca do seu tratamento, cada qual em seu estágio, com suas dores. Alguns visivelmente ainda no princípio, mais assustados e menos acostumados àquela multiplicidade de pacientes. Outros pacientes já sofrendo com os efeitos do tratamento, já mais cansados, cobrindo algumas vezes a cabeça com lenços, bonés ou toucas, outros ainda com cadeiras de rodas ou com acompanhantes ajudando a difícil caminhada.

Esta doença não escolhe gênero, idade, etnia, nacionalidade, e, principalmente aqui no MD Anderson, por ser um hospital referência para tratamento exclusivo do câncer, encontramos com pessoas de todo lugar do mundo, cada qual com sua luta! Pai cuidando de filho, sobrinho cuidando de tia, netas cuidando do avô, marido cuidando da esposa, filhas cuidando da mãe, amigo cuidando de amiga... O cuidado que os familiares ou amigos têm com os pacientes é cativante e emocionante. A solidariedade através da companhia, atenção e carinho.

E nós só temos a agradecer por toda a solidariedade que temos recebido. Apesar de estarmos longe, temos companhia constante e sentimos o carinho dos amigos através das mensagens pelo facebook, instagram, whatsapp, email, mensagem, ligação, cartas, etc. Algumas vezes são através de orações, outras são histórias inspiradoras de vitórias, outras mensagens de apoio, esperança, força e energia positiva!  Cada um com sua crença nos enviando os melhores sentimentos e desejos de recuperação.

Confesso que o primeiro instinto ao descobrirmos a doença era de entrar em recolhimento, isolamento e silêncio. As ideias foram mudando devido ao acolhimento de todos ao contarmos da notícia e pudemos quebrar a “barreira da divulgação”. A partilha possibilita ao outro a solidariedade e isso torna o fardo mais leve.

Após virmos para cá e sabermos da solicitação financeira para o tratamento, que ultrapassava e muito as nossas possibilidades, veio o sentimento de impotência e a necessidade de vencer também a “barreira do pedir”. Humildade foi a palavra-chave para propormos a ação social na Internet. Já havíamos recebido várias ideias que não haviam nos cativado tanto, mas quando surgiu a ideia de sortearmos o nosso próprio carro foi um alívio. Aquilo significaria para nós que estaríamos não só pedindo ajuda, mas também recompensando as pessoas pela doação, com a possibilidade de ganhar o carro.

Em menos de 1 mês os bilhetes estão acabando, certamente mais de 90% já vendemos, e os testemunhos das pessoas que estão ajudando nos emocionam. Cada bilhete foi especial! Pessoas que doaram o que não podiam, crianças esvaziando seus cofrinhos de moedas e outras abrindo mão do presente de aniversário para doar, doadores anônimos, outros que disseram que devolverão o carro, outros que doarão para uma instituição carente, outros inclusive em busca do primeiro carro! Todos muito especiais. Além disso, nos emocionam as outras iniciativas como, diferentes sorteios, feijoadas beneficentes, bazares...

Aqui plagiarei o relato de uma carinhosa colega que enfrenta um câncer com o filho: “A gente é criado para superar, vencer, conquistar… De repente você descobre que sozinho não consegue salvar seu filho, pelo menos não no pouco tempo disponível. E aí a figura do vencedor tem que dar lugar à figura do próximo, aquele que precisa de ajuda.”

E completo...sem a fé não conseguiríamos chegar até aqui, sem a fé não confiaríamos que a cura está próxima e sem a fé a alegria e sorrisos não estariam em nossos rostos.


Uma abençoada sexta-feira Santa a todos, com a certeza que após a paixão vem a ressurreição!

Henrique Rohlfs

9 comentários:

  1. Henrique e Camila, meu pensamento e oração, está sempre ai com vcs. Jesus dará uma resposta pra tanta fé e entrega. Bjs carinhosos.

    ResponderExcluir
  2. Muito emocionante! Rohlfs, suas palavras foram claramente inspiradas pelo Espírito Santo!!
    Que Deus continue a contar com a ajuda de vocês para essa missão tão bonita de fé, coragem, humildade, alegria e amor!!!

    ResponderExcluir
  3. Linda mensagem! Emocionante. Deus continue os abençoando sempre, e cumprindo o milagre na vida da Camila. Mesmo não os conhecendo, estão diariamente em minhas orações.

    ResponderExcluir
  4. Que lindo relato! Fiquei muito emocionada! Desejo de toda minha alma que Camila vença (já está vencendo!) Grande abraço pra vocês dois!

    ResponderExcluir
  5. Hoje no momento de reflexão da Paixão de Cristo entregamos você Camila a Ele na certeza de que o mesmo amor que o levou a cruz por cada um de nós, agora estará sendo derramado sobre você. Sou sorriso confiante e sua fé inabalável tem sido um balsamo para muitos de nós que nos entregamos as nossas fraquezas, medos e frustrações sem perceber que temos um Cristo pronto para nos amar, abençoar e redirecionar nossas vidas. Por si só sua fé já é capaz de te curar, mas tenho certeza de que Deus está agindo em sua vida. Continuamos em oração por ti. Abraços,

    ResponderExcluir
  6. Fé e perseverança sempre!!!
    Deus no comando. Bjkas

    ResponderExcluir
  7. Bom dia. Esta é a primeira vez que escrevo a você Camila. Fiquei sabendo da tua história através de uma amiga linda. E vou dizer com toda certeza. Você será curada. Deus está vendo tuas lutas e fará de você uma vencedora. Veja bem, não será qualquer vencedora, você está derrotando gigantes, a tua fé é inabalável e Deus ama isso. Parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Henrique, sempre falo com a Mila que tenho muito orgulho dela! Orgulho da fé, da coragem, da alegria... e hoje queria dizer o mesmo pra você! Amigo-padrinho-afilhado, EU TENHO MUITO ORGULHO DE VOCÊ! Orgulho do homem fiel, íntegro, ajudador, doador, companheiro e corajoso que você aí! Ficamos contentes em sabermos que nossa menina está com as duas melhores companhias que Deus podia escolher pra ela: você e Jesus! Beijo bemmmm grande!

    ResponderExcluir
  9. Henrique, meu querido, endosso as palavras da Nanda: você é motivo de enorme orgulho para nos!

    Você, Henrique, foi escolhido por Deus para estar ao lado da Mila e, assim como José foi com Maria, você tem sido um marido exemplar! É amável, é amigo, é solidáriao, é confidente, é porto seguro ....
    Enfim, meu querido, você é um grande Homem! !!!!!
    Que Deus o abençoe sempre e que São José esteja sempre te inspirando.
    Mais uma vez, muito obrigada TUDO! !!!!!!!!!!!!!
    Você e Mila são meu mais enfático exemplo de amor ao próximo!

    ResponderExcluir